A gestão contábil acompanha o progresso do negócio e é peça fundamental para a empresa alcançar seus objetivos. Mais do que manter em dias rotinas burocráticas e operacionais, exerce uma importante função estratégica e dá subsídios para o gestor realinhar suas ações.
Mas de que forma a gestão contábil pode ser eficiente para o negócio?
No post de hoje você vai entender o que é a gestão contábil, os principais benefícios, desafios além de dicas para fazer uma gestão contábil eficiente.
O que é gestão contábil?
A gestão contábil é a área responsável por administrar rotinas, informações e documentos referentes à situação patrimonial, financeira e do desempenho da empresa como um todo.
Cálculo de impostos, controle financeiro, cumprimento da legislação são algumas das atividades que um especialista monitora e executa constantemente. Porém, a gestão contábil vai muito além das rotinas operacionais.
Esta é uma área que tem um cunho extremamente estratégico para a empresa, pois é por meio destas atividades que você consegue extrair informações que contribuam para uma análise mais precisa do andamento do negócio.
Quais os benefícios de uma gestão contábil?
A gestão contábil reflete em inúmeros benefícios para a empresa, entre eles:
- Entender melhor o controle da empresa: A partir do momento que o gestor consegue entender e acompanhar melhor as despesas da sua empresa, também consegue ser mais assertivo em cortar custos desnecessários, redirecionando recursos.
- Evita problemas legais: com o cumprimento das questões fiscais e trabalhistas, todas as obrigações, como pagamentos, apresentação de demonstrações contábeis e prestação de informações aos órgãos competentes permanecem em dia.
- Previsão orçamentária: com um fluxo de caixa atualizado, o gestor pode melhor se organizar com relação a pagamentos, futuros gastos e reserva financeira para o negócio.
- Escolha correta do regime de tributação: é por meio da gestão contábil que é possível selecionar o melhor enquadramento tributário da empresa, com base em informações relacionadas à receita bruta, margem de lucro, gastos fixos e outros dados. Além disso, permite identificar caminhos para diminuir carga tributária que impactam positivamente o negócio.
- Controle financeiro e econômico: Analisa a situação da empresa economicamente com base no controle de receita e despesa. Além disso, possibilita maior previsibilidade quanto aos futuros investimentos e recursos necessários para obtê-los.
- Análise dos Indicadores: Permite que a empresa possa obter vários indicadores financeiros e econômicos como por exemplo, Endividamento, Índices de Liquidez, índices de rentabilidade, análise do capital de giro, ciclo financeiro e operacional.
- Demonstrações Financeiras: o produto de uma gestão contábil eficiente são as demonstrações financeiras que são compostas por: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e as notas explicativas.
Qual a diferença entre gestão contábil e gestão financeira?
É comum confundir gestão financeira e contábil, e embora os resultados sejam complementares, os focos são distintos.
A gestão financeira é responsável pelo controle das transações financeiras, controlando entradas e saídas do caixa que ocorrem no dia a dia e com uma visão do presente para o futuro.
Já a Gestão Contábil faz todo o processo de escrituração destas informações, de modo a apresentar uma “fotografia” de um momento passado, possibilitando assim que o gestor possa ter maior previsibilidade do seu futuro. Além disso, avalia o enquadramento tributário, garantindo que essas obrigações sejam cumpridas dentro do prazo.
Quais os principais desafios da gestão contábil?
Uma gestão contábil que não é feita com expertise adequada pode prejudicar seriamente a ascensão da empresa no mercado. Veja alguns dos desafios nas empresas.
Manter as informações corretas e atualizadas
Para que uma gestão contábil cumpra com o seu objetivo dentro da empresa é fundamental que esta mantenha todos os dados corretos e atualizados.
A falta de envio de notas fiscais, contratos, duplicatas, entre outros documentos, atrapalha o fechamento das demonstrações contábeis e a geração dos relatórios para a administração.
Mudanças na legislação
A frequente mudança de legislação ao longo dos anos pode ser desafiador para os empreendedores, principalmente para pequenas empresas. Ao definir estratégias com base em informações imprecisas ou mesmo incorretas, o gestor pode cometer erros que prejudicam seriamente a administração da empresa.
Por isso é fundamental ter um especialista da área que esteja atento às principais alterações normativas que possam impactar o seu negócio para orientar os melhores caminhos.
Como tornar a gestão contábil mais eficiente?
Deixar a gestão contábil mais eficiente é um resultado de ações conjuntas que fazem a diferença para o negócio como um todo. Conheça algumas práticas que contribuem para um gestão de excelência.
Planejar
O planejamento deve ser a base de uma gestão contábil. É por meio dele que é possível elaborar uma série de ações que otimizam os processos e permitem que a empresa atenda às normas vigentes.
Além de dar suporte para o planejamento estratégico da organização, também protege a empresa contra ações fiscais e trabalhistas. Por isso, é muito importante não omitir informações nesse processo. Qualquer dado incorreto pode virar uma grande dor de cabeça para a empresa.
Definir indicadores de performance
É preciso definir quais os indicadores de performance são necessários para acompanhar a evolução do negócio como um todo. KPIs relacionados ao fluxo de caixa, pagamento de tributos, receitas e despesas dão o norte necessário para uma tomada de decisão.
É imprescindível manter a periodicidade de acompanhamento dos KPIs para mensurar o que está dando certo ou errado para, se necessário, realinhar as estratégias.
Armazenar documentos corretamente
Manter documentos arquivados, incluindo livros contábeis e fiscais por um determinado período é crucial para a empresa se manter organizada e evitar contratempos.
Além disso, manter a gestão de documentos contábeis em dia serve como base para contabilizar tributos e elaborar relatórios fiscais que auxiliem na análise de resultados dos gestores. Portanto, não deixe de armazenar notas fiscais, extratos bancários, duplicatas, comprovantes relacionados a encargos trabalhistas, etc.
Conclusão
É por meio de uma gestão contábil efetiva que o empreendedor conhece a fundo a saúde financeira da empresa, mantém a conformidade com as obrigações legais, controle o fluxo de caixa e realiza projeções futuras.
Para manter a eficiência da gestão contábil é muito importante estar atento a algumas práticas, como elaborar um planejamento adequado, definir indicadores de performance adequados, além de fazer uma boa gestão de documentos.
Ter um parceiro de confiança nesse processo com know-how para apontar os melhores caminhos, contribuir com análise detalhadas e insights que auxiliam a empresa no cumprimento de objetivos faz toda a diferença para o sucesso de uma empresa.
Podemos te auxiliar neste desafio. Entre em contato conosco e converse com o nosso time.