Os 6 maiores problemas da construção civil e como uma contabilidade especializada pode ajudar

Os 6 maiores problemas da construção civil e como uma contabilidade especializada pode ajudar

1. Custos não controlados

Você já se deparou com aquele projeto que parecia super bem planejado, mas, de repente, os custos começaram a sair do controle? 

Acontece nas melhores famílias… ou melhor, nas maiores construtoras. É um problema comum, especialmente no setor da construção civil.

Tanto é que um levantamento da KPMG (rede global de serviços de auditoria) revelou que 69% dos projetos ultrapassam o orçamento em mais de 10%.

Além disso, apenas 31% conseguem concluir as obras dentro dos custos previstos. Já imaginou quanto tempo e dinheiro é desperdiçado nas obras?

A pior parte é que essas surpresas desagradáveis acabam impactando MUITO em toda a lucratividade da obra. 

A falta de monitoramento dos gastos ou orçamentos mal elaborados é uma das principais razões para a perda do controle financeiro nas obras.

Às vezes, as construtoras subestimam o custo de materiais ou não levam em consideração possíveis atrasos.

E aí, quando surge um imprevisto – o que é muito comum no setor –, os custos começam a disparar. Quando você percebe, já está negociando com o banco para tapar o buraco no orçamento.

É nesse ponto que uma contabilidade especializada entra em cena. Sabe aquele amigo que sempre tem tudo organizado, sabe onde cada centavo foi parar e nunca se enrola com o cartão de crédito? Esse é o contador para a sua obra.

Com um bom planejamento financeiro, ele acompanha cada fase do projeto, ajustando o orçamento e prevendo possíveis desvios.

Com isso, a empresa não só mantém os custos sob controle como também evita surpresas desagradáveis no final. Afinal, ninguém quer descobrir que está gastando mais do que devia quando a obra está na reta final, certo?

Uma construtora que possui uma contabilidade especializada pode economizar 5%, 10%, 20%, 30% ou mais com uma única obra.

Simplesmente por monitorar melhor os contratos e prever custos adicionais. Isso é o tipo de coisa que pode salvar a margem de lucro e garantir que seu projeto seja lucrativo e bem-sucedido

2. Fluxo de caixa irregular

Imagina essa cena: o dinheiro entra em gotas, mas sai em ondas. Isso é o que chamamos de fluxo de caixa irregular, um pesadelo na construção civil.

A empresa recebe o pagamento de forma parcelada, mas os fornecedores e a equipe precisam ser pagos regularmente. Como evitar o descontrole financeiro e os prejuízos?

Se esse problema não for resolvido, o que acontece? Bom, no curto prazo, você pode acabar atrasando pagamentos, prejudicando relações com fornecedores e funcionários.

No longo prazo, a empresa pode até entrar em colapso financeiro. 

🪄 Mas aqui entra a mágica de uma boa gestão contábil: é possível prever essas oscilações, organizar melhor os pagamentos e, até mesmo, criar reservas para evitar sufocos nos momentos de baixa.

3. Gestão tributária complexa

A tributação no Brasil para o setor nunca foi simples, porém com a nova Reforma Tributária que está sendo discutida no Brasil, promete mexer muito com o setor e pode ser que as coisas fiquem ainda mais complexas (e caras).

Basicamente, os impostos vão aumentar para o setor. Por exemplo, o primeiro projeto de regulamentação pode elevar os tributos sobre imóveis em até 51,7%, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e isso vai impactar diretamente o custo das obras.

Se as empresas não se prepararem, esses aumentos podem tornar muitos projetos inviáveis. A boa notícia é que uma contabilidade especializada pode ser sua maior aliada nessa batalha.

Além de calcular com precisão a carga tributária, os contadores conseguem explorar brechas legais e regimes especiais para reduzir o impacto desse aumento nos custos.

Imagine uma obra que estava prevista para ter um aumento absurdo de tributos, mas, graças à contabilidade, a empresa conseguiu se enquadrar num regime especial e economizar milhares de reais. 

4. Inadimplência de clientes

Ter clientes que não pagam na data certa é um problema que assombra muitas construtoras. O fluxo de caixa vira uma verdadeira montanha-russa, e isso atrapalha todo o planejamento financeiro.

Mas aqui está como uma contabilidade especializada pode ajudar:

·       Implementando práticas de cobrança antecipada

·       Análise de crédito antes de fechar contratos

·       Política de descontos para clientes que pagam em dia

·       Automatização de cobranças

·       Negociação de contratos com garantias

Quando essas práticas são aplicadas de maneira consistente, os resultados podem ser surpreendentes. A inadimplência pode ser reduzida em 10%, 20%, ou até 50%, dependendo do nível de adaptação e do engajamento com as novas políticas.

Além disso, o fluxo de caixa se torna muito mais previsível e estável, permitindo uma gestão financeira mais eficiente e menos vulnerável a atrasos de pagamento e imprevistos. 

5. Dificuldade de conseguir investimento ou acessar crédito

Você já tentou conseguir financiamento para uma obra ou atrair investidores e se deparou com relatórios rasos ou superficiais

Pois é, isso acontece mais do que você imagina. E acredite, investidores e bancos simplesmente fogem desse tipo de situação.

Sem relatórios detalhados e com números bem-organizados, sua empresa pode parecer menos confiável – o que, convenhamos, não é nada atrativo para quem está pensando em colocar dinheiro no seu negócio.

É aqui que uma contabilidade especializada entra com tudo. Um contador experiente transforma aqueles números soltos em relatórios financeiros robustos, que demonstram exatamente como sua empresa está gerando receitas, controlando despesas e projetando o futuro.

Isso vai melhorar a reputação financeira da sua empresa. E, acredite, a clareza dos números faz milagres quando você está sentado em uma mesa de negociações com investidores ou instituições financeiras.

6. Descontrole em contratos de fornecedores

A falta de controle sobre contratos com fornecedores está drenando uma parte considerável do tempo e dinheiro das construtoras.

Segundo dados da Autodesk, 35% do tempo dos profissionais da construção civil é desperdiçado em tarefas improdutivas, o que equivale a 14 horas por semana perdidas em atividades como resolução de conflitos, retrabalho e busca de informações.

E sabe o que isso significa para o seu negócio? Mais custos, atrasos nos prazos e frustração crescente. 

O problema é que os custos para se construir um imóvel não param de subir, e a mão de obra está ficando cada vez mais cara.

Se você não tem controle rígido sobre os contratos com fornecedores, é muito fácil acabar pagando mais do que deveria por materiais ou serviços – ou pior, sofrer com atrasos que travam todo o cronograma da obra.

A margem de lucro que você tanto se esforçou para garantir começa a se esvair.
Mas a boa notícia é que uma contabilidade especializada pode virar esse jogo. Um contador dedicado pode monitorar e organizar todos os contratos, garantindo que cada fornecedor entregue o que foi combinado, no prazo e dentro do orçamento.

E mais: ele pode ajudar a identificar inconsistências nos acordos, sugerir renegociações mais vantajosas e criar um sistema de monitoramento de prazos e pagamentos, evitando multas por atrasos ou surpresas desagradáveis no fechamento do mês.

Em busca de soluções contábeis para sua empresa?

Conheça a ROI Contabilidade e veja como podemos ajudar a sua empresa a crescer! Clique aqui.

Leave a Replay